Seria a JACA o fruto proibido?

Rolava a criação do mundo. Já existia a luz, as estrelas, o firmamento e até um simpático casalzinho desfilava pelo paraíso. A narrativa bíblica conta sobre uma frondosa árvore cujo fruto permitiria o conhecimento do bem e do mal. E assim foi.


Dizem por aí que não foi a maçã que desgraçou Adão e Eva. A maldição recaiu sobre os herdeiros do paraíso, após comerem uma jaca cada um. Ninguém fica impune após cometer tal pecado. E a própria serpente ficou enojada e indignada ao presenciar a grotesca cena e exclamou:

- Jaca é demais! O inferno é mais suave. Fui…

Até entendo o camarada que narrou o Gênesis que não quis ser indelicado com seus futuros leitores (ou seguidores nas redes sociais). Preferiu citar a maçã como fruto proibido que, aliás, deixou de ser proibido logo mais a frente. Mas a jaca foi proscrita.

Salvem a Jaca! É isso mesmo, precisamos recuperar a reputação da jaca, que foi tão duramente manchada no decorrer da história.

Sou fã das jaqueiras que posso admirar todos os dias ao abrir as janelas. Elas estão ali, gigantes, saudáveis e exuberantes. E atualmente estão repletas de jacas suculentas. E tem uma delas que desafia a gravidade. Cresceu dependurada horizontalmente, numa postura incompreensível (diria Einstein). Veio o vento forte, a chuva intensa e o sol escaldante, mas nenhum dos eventos abalou a postura daquela jaca.

Mas como sabemos, a gravidade sempre triunfará. Dito e feito, a jaca desafiadora simplesmente desapareceu. Não chovia e nem ventava. O sol estava confortavelmente aquecedor em um dia simplesmente maravilhoso. Pensei na gravidade, que ignora as ações do tempo, aguardando pacientemente a vitória definitiva.

Como não encontrei respostas, fui investigar. Como um dia lindo e suave pode derrubar uma jaca? A resposta chegou na velocidade da luz. Embaixo da jaqueira estava um caboclo com um saco enorme cheio de jacas, inclusive aquela que ousou desafiar a gravidade. Eita sujeito insensível. Subtrair um monte de jacas. Existe pecado maior que esse? A condenação eterna ainda será pouco.

Enfim, a gravidade foi absolvida e a jaca voltou a ser o fruto permitido, sem pecado. Salve!

Comentários