O Arrogante Cósmico

Pode ser que em algum momento tenhamos a sensação de que somos irrelevantes diante a magnitude cósmica. Pode ser também que tenhamos uma sensação mais forte, de que sem a nossa presença nada disso existiria ou não teria nenhum valor. A segunda possibilidade soa um pouco prepotente? Seria eu um arrogante cósmico? Pode ser...


Mas qual seria uma boa definição de prepotência? Todo prepotente é arrogante? Pois é, são boas questões para reflexão. Um dicionário descreve a prepotência como uma qualidade (ou caráter) da pessoa que se acha melhor que os outros em todos os aspectos. Seja na conduta moral, na inteligência, na religiosidade, no sucesso e até na sorte.  De qualquer forma, é uma característica que leva o caboclo a desprezar os outros, pois se julga superior. Daí surge a arrogância e aquele orgulho exacerbado.

Enfim, o cosmo não tem nada a ver com a prepotência alheia. Ele já é por si mesmo um baita prepotente. Congrega tudo numa maçaroca gigantesca e se julga o dono da “bagaça” toda. Arrogante por natureza! Mas quem seria ele sem eu? 

Além de prepotente também sou ignorante.

Comentários