Bendita árvore

Ela está ali, bem ali! Plantada no chão e parece bem firme. Suas raízes sustentam sua estrutura vertical, mas como nem tudo é perfeito, ela permanece parada no mesmo lugar, aparentemente.

Ao contrário do poste, postado ao lado, ela tem energia própria, tem vida e tem beleza. Não que o poste seja feio, mas ele não tem a elegância que o poderia diferenciar. O poste de energia não tem energia, tem fios dependurados que mantém a corrente elétrica. Os dois estão parados lado a lado, mas ela tem "alma".


Aí bate o vento forte e ela enverga educadamente, sem resistir a grosseria do vento. E assim, quando o vento passa, ela retorna imponente. E mesmo que algumas outra árvores sucumbam ao vento e desmoronem, elas não perdem a vida. Suas vidas são transformadas em muitas outras formas, seja em sementes, fertilizantes, alimentos, moradias e até em postes. Bendita árvore!

Pensando bem, a árvore não está ali "paradona". Tudo bem que suas raízes não a deixam caminhar, mas se tudo nesse espaço-tempo está em movimento, então a bendita árvore também se move. Mas ela não está preocupada com isso. Não fica irritada por isso. Ela aceita e pronto. Não está nem aí sobre ser feliz no futuro, o negócio dela está em cada momento.

E pensando bem, de novo, a gente acredita que será feliz quando todos os eventos forem favoráveis, quando tudo der certo. Ou seja, seremos felizes no futuro e o hoje pode esperar...

Comentários