Reflexão sobre o fim da muvuca




Pode ser que o mundo tenha mudado radicalmente e você, ingenuamente, não se deu conta. Você deseja ardentemente que tudo volte a ser como antes, mesmo que sua vida não fosse tão feliz. Tem saudades da MUVUCA? Mas muvuca nunca mais. Pode ser que esteja na hora de parar e refletir. E nada melhor que uma quarentena imposta por “forças ocultas e invisíveis” para levá-lo a uma reflexão mais profunda.

Pode ser que uma parada brusca e totalmente inesperada te leve ao medo, ao desespero e depois ao tédio. Mas pode ser também que te leve a refletir sobre aquilo que realmente é importante, tanto para você como para tudo e todos ao seu redor. Pode ser que não seja nada disso que você queria, mas em algum momento terá que refletir. O mundo que existia antes não existe mais. Ele está, inexoravelmente, diferente. Parece que precisamos entender um pouco mais sobre o que aconteceu e que acontece nesse momento.

Pode ser que passada toda essa maluquice, tudo volte a ser como antes. Não aprender nada é o mesmo que permanecer contaminado. Quem somente se preocupa com o amanhã, deixa de compreender o hoje e o ontem, ou seja, não entendeu nada. Irá aprender no futuro aquilo que já devia ter aprendido no passado. Se o tempo existe, certamente foi desperdiçado por quem só enxerga o futuro. Se o tempo não existir, não fará a menor diferença pensar no depois.


Pode ser que não existam lições a serem apreendidas. Não acredito. Cada momento, seja ele feliz ou não, está carregado de lições e em tempos de isolamento é possível refletir, mesmo que de forma compulsória. Mas é impossível isolar-se de si mesmo. O que eu não sabia era que meu estilo de vida chamava-se quarentena! Então, vamos refletir e tentar a aprender um pouco:
·         
  • Grandes catástrofes levam a grandes saltos para humanidade, seja na ciência, na prosperidade como também nas desigualdades, na prepotência e na ambição.
  • Ajuda mais aquele que menos atrapalha (para alguns líderes).
  • Cadê a inteligência artificial quando se precisa dela? Ou será que ela está somente esperando a tempestade passar para tomar o nosso lugar?
  • A natureza está implorando um tempo para respirar, pois ela foi contaminada pela ambição desenfreada dos “pseudos” inteligentes.
  • Existem muitos invisíveis no mundo. Não somente os vírus são invisíveis.
  • Não se pode sair da tempestade sozinho, pois ela afeta a todos.
  • Em nosso organismo está a melhor resposta para vencer, mais que em qualquer outro artifício. Então é preciso cuidar dele com mais carinho.
  • Uma vida ou três empregos? Três vidas ou um emprego? Quantas vidas valem um emprego? Quantos empregos valem uma vida? A sua vida vale mais que qualquer emprego.

Pode ser que o colapso da própria consciência seja a mais grave das catástrofes. Não podemos viver isolados por muito tempo, isso é fato, então precisamos nos educar para viver em coletividade, com hábitos saudáveis, com respeito à natureza, com solidariedade, com valores morais elevados e com empatia. O mundo que existia não existe mais. É necessário reconstruí-lo moralmente, pois fisicamente ele se regenera, basta que não atrapalhemos.

Comentários