Pode ser que a jaca seja feia por fora, mas é bonita por dentro. Pois bem, tenho uma afeição pelos dois pés de jaca que estão na rua, bem ao lado da minha sacada. São árvores bonitas, saudáveis e de porte considerável. Pena que produzem jacas.
No decorrer dos tempos, a jaca tem sido tratada com desdém por muitos. Virou sinônimo de coisa malfeita, sem importância e pejorativo para situações constrangedoras. Mas não é bem assim. A jaca é uma fruta gostosa. Tem cheiro bacana (pelo menos no início). E é abundante, podendo alimentar uma gangue inteira (acho que depreciei a jaca ou as gangues).
Certa vez presenciei o efeito jaca. Estava ventando e a jaqueira estava carregada. De repente, uma jaca volumosa despencou e atingiu um carro que estava embaixo. Imediatamente disparou o alarme do carro e a jaca rolou para meio da rua. Um outro carro que estava passando na rua se enroscou com a fruta, acrescentando mais barulho na tarde. Somando o barulho do vento, da jaca, do alarme e da freada do outro carro tínhamos o caos sonoro.
Mas o importante foi que a jaca permaneceu inteira. Eita fruta parruda! Numa guerra, a jaca seria uma arma indestrutível.
Comentários
Postar um comentário